As Características de um líder servidor.
por Eugênio Sales Queiroz
O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava, e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo de obedecer. Felizmente, esse tipo de liderança está se extinguindo, pois o líder atual, aquele que busca a excelência em sua profissão, precisa aprender a liderar a cada novo dia.
Sabemos que liderar não é algo fácil. Porém, com dedicação e uma determinação fora do comum, o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
Hoje, ouvimos muito sobre o líder servidor. Inclusive, os novos livros que abordam o tema estão sempre presentes nas prateleiras das livrarias do mundo todo, querendo explicar e incentivar o líder moderno a servir mais, a participar mais das decisões.
Mas, afinal de contas, quem é o líder servidor do qual tanto se fala hoje em dia?
» É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
» É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores, diretos e indiretos.
» É aquele que serve aos seus comandados.
» É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
» É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
» É aquele que não se esconde quando a “bomba” está prestes a explodir. Pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
» É aquele que se fortalece cada vez que um problema/desafio é superado.
» É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
» É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda a equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.
É bom saber que todas essas características de um líder servidor não se constroem da noite para o dia, mas sim dia a dia, com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.
Um outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor, além de aprender, precisa aprender a desaprender para aprender novas maneiras de liderar. Em outras palavras: o líder deve estar aberto às mudanças constantes do mundo corporativo, senão no momento em que for aplicar suas decisões, elas já estarão obsoletas e não servirão mais.
Então, você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador ou que lidera algum departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de liderar com:
» mais empatia;
» mais harmonia;
» mais sabedoria;
» mais humildade;
» mais coerência;
» e, acima de tudo, desenvolva uma automotivação fora do comum para não desanimar diante dos inúmeros obstáculos que encontrar no dia-a-dia.
Frase
“Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto a nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota” – Norman Vincent Peale
Sabemos que liderar não é algo fácil. Porém, com dedicação e uma determinação fora do comum, o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
Hoje, ouvimos muito sobre o líder servidor. Inclusive, os novos livros que abordam o tema estão sempre presentes nas prateleiras das livrarias do mundo todo, querendo explicar e incentivar o líder moderno a servir mais, a participar mais das decisões.
Mas, afinal de contas, quem é o líder servidor do qual tanto se fala hoje em dia?
» É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
» É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores, diretos e indiretos.
» É aquele que serve aos seus comandados.
» É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
» É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
» É aquele que não se esconde quando a “bomba” está prestes a explodir. Pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
» É aquele que se fortalece cada vez que um problema/desafio é superado.
» É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
» É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda a equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.
É bom saber que todas essas características de um líder servidor não se constroem da noite para o dia, mas sim dia a dia, com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.
Um outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor, além de aprender, precisa aprender a desaprender para aprender novas maneiras de liderar. Em outras palavras: o líder deve estar aberto às mudanças constantes do mundo corporativo, senão no momento em que for aplicar suas decisões, elas já estarão obsoletas e não servirão mais.
Então, você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador ou que lidera algum departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de liderar com:
» mais empatia;
» mais harmonia;
» mais sabedoria;
» mais humildade;
» mais coerência;
» e, acima de tudo, desenvolva uma automotivação fora do comum para não desanimar diante dos inúmeros obstáculos que encontrar no dia-a-dia.
Frase
“Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto a nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota” – Norman Vincent Peale
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